O Fitemasul mantém uma equipe de profissionais dedicados à análise de tendências do mercado no mundo: trata-se do Comitê de Estilo.

O grupo tem por objetivos personalizar ao tricô e à vocação da região a pesquisa de moda, e interpretar e adaptar as informações ao mercado brasileiro.

 

O grupo desenvolve este trabalho a partir de visitas a feiras internacionais, observação de vitrines e o que se veste pelas ruas nos maiores centros de moda do planeta, tornando prioridade a adaptação dessas tendências para o mercado brasileiro.

A partir do material observado e coletado, o Comitê organiza regularmente eventos em que antecipa aos associados todas as tendências. Como resultado deste esforço, os associados recebem informações e subsídios técnicos que lhes possibilitam programar e desenhar suas coleções.

 

 O Comitê de Estilo foi idealizado pelo empresário João Paulo Reginatto (primeira foto abaixo) no ano de 1987. Ele presidiu o Fitemasul entre 1987 e 1993. Visionário, afirmou que a ideia era preparar as pessoas e empresas para estar à frente do lançamento da moda, trabalhando para antecipar as tendências e, então, desenvolver uma moda original, própria, autoral.

 

Assim, o Comitê não apenas decodifica a informação para a indústria do tricô como estabelece uma rede de comunicação filtrada e precisa entre os profissionais do setor. As parcerias institucionais e profissionais, inclusive, foram a força motriz quando da criação do curso de Moda e Estilo da Universidade de Caxias do Sul (atualmente com a denominação de Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda).

 

- “O Comitê tem uma uma grande tarefa, que é acompanhar as exigências do mercado, exercer um papel de vanguarda e buscar a inovação, a qualidade e a eficiência. O segredo é estar continuamente insatisfeito”.

A declaração de Reginatto, dada em 2007, por ocasião dos 20 anos do Comitê, continua mais atual do que nunca.

 

 

 

 

Liliana Zambon da Silveira

Liliana Zambon da Silveira


Lila Zambon é formada em Desing de Moda pela Universidade de Caxias do Sul. Também tem a experiência de comerciante lojista por 15 anos. É diretora de criação e marketing da Paramalhas desde o ano de 1995.

Mariane De Bona

Mariane De Bona


Formada em Design de Moda pela Universidade de Caxias do Sul, e especialista em Marketing com ênfase em Vendas, pela Fundação Getulio Vargas. É sócia proprietária da empresa Bona Malha, onde atua como Designer de Moda e Gerente de Vendas.
 

Marina Ramos de Andrade

Marina Ramos de Andrade


Formada em Design de Moda pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Em Apucarana, trabalhou na Malharia Visual Malhas. Em São Paulo, trabalhou como vendedora nas lojas Shoulder Oscar Freire e Thelure. Atualmente cursa MBA em Marketing Digital na ESPM Porto Alegre.