O Fitemasul mantém uma equipe de profissionais dedicados à análise de tendências do mercado no mundo: trata-se do Comitê de moda.

O grupo tem por objetivos personalizar ao tricô e à vocação da região a pesquisa de moda, e interpretar e adaptar as informações ao mercado brasileiro.


O grupo desenvolve este trabalho a partir de visitas a feiras internacionais, observação de vitrines e o que se veste pelas ruas nos maiores centros de moda do planeta, tornando prioridade a adaptação dessas tendências para o mercado brasileiro.

A partir do material observado e coletado, o Comitê organiza regularmente eventos em que antecipa aos associados todas as tendências. Como resultado deste esforço, os associados recebem informações e subsídios técnicos que lhes possibilitam programar e desenhar suas coleções.


 O Comitê de moda foi idealizado pelo empresário João Paulo Reginatto (primeira foto abaixo) no ano de 1987. Ele presidiu o Fitemasul entre 1987 e 1993. Visionário, afirmou que a ideia era preparar as pessoas e empresas para estar à frente do lançamento da moda, trabalhando para antecipar as tendências e, então, desenvolver uma moda original, própria, autoral.


Assim, o Comitê não apenas decodifica a informação para a indústria do tricô como estabelece uma rede de comunicação filtrada e precisa entre os profissionais do setor. As parcerias institucionais e profissionais, inclusive, foram a força motriz quando da criação do curso de Moda e moda da Universidade de Caxias do Sul (atualmente com a denominação de Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda).


- “O Comitê tem uma uma grande tarefa, que é acompanhar as exigências do mercado, exercer um papel de vanguarda e buscar a inovação, a qualidade e a eficiência. O segredo é estar continuamente insatisfeito”.

A declaração de Reginatto, dada em 2007, por ocasião dos 20 anos do Comitê, continua mais atual do que nunca.

 

Jéssica Bonatto da Rosa

Jéssica Bonatto da Rosa

Coordenadora

É bacharel em Design Gráfico pela FSG, Centro Universitário da Serra Gaúcha. Trabalha na Brastema Tecnologia Têxtil (representante oficial da Shima Seiki no Brasil) como operadora do sistema de Design virtual, com simulações 2D e 3D, o SDS-ONE APEX3.

 

Katia Kaiser

Katia Kaiser


É formada em Letras com Especialização em Administração em Publicidade e Propaganda na PUCRS e Criatividade em Produtos e Negócios de Moda na UCS. Trabalha como Designer de Acessórios no Studio KatiaK e como Consultora em Desenvolvimento de Produtos e Construção de Marca para os segmentos de Moda e Decoração a partir de pesquisas de tendências, sustentabilidade e comportamento de consumo.

Mariane De Bona

Mariane De Bona


Formada em Design de Moda pela Universidade de Caxias do Sul, e especialista em Marketing com ênfase em Vendas, pela Fundação Getulio Vargas. É sócia proprietária da empresa Bona Malha, onde atua como Designer de Moda e Gerente de Vendas.