O Fitemasul mantém uma equipe de profissionais dedicados à análise de tendências do mercado no mundo: trata-se do Comitê de moda.

O grupo tem por objetivos personalizar ao tricô e à vocação da região a pesquisa de moda, e interpretar e adaptar as informações ao mercado brasileiro.


O grupo desenvolve este trabalho a partir de visitas a feiras internacionais, observação de vitrines e o que se veste pelas ruas nos maiores centros de moda do planeta, tornando prioridade a adaptação dessas tendências para o mercado brasileiro.

A partir do material observado e coletado, o Comitê organiza regularmente eventos em que antecipa aos associados todas as tendências. Como resultado deste esforço, os associados recebem informações e subsídios técnicos que lhes possibilitam programar e desenhar suas coleções.


 O Comitê de moda foi idealizado pelo empresário João Paulo Reginatto (primeira foto abaixo) no ano de 1987. Ele presidiu o Fitemasul entre 1987 e 1993. Visionário, afirmou que a ideia era preparar as pessoas e empresas para estar à frente do lançamento da moda, trabalhando para antecipar as tendências e, então, desenvolver uma moda original, própria, autoral.


Assim, o Comitê não apenas decodifica a informação para a indústria do tricô como estabelece uma rede de comunicação filtrada e precisa entre os profissionais do setor. As parcerias institucionais e profissionais, inclusive, foram a força motriz quando da criação do curso de Moda e moda da Universidade de Caxias do Sul (atualmente com a denominação de Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda).


- “O Comitê tem uma uma grande tarefa, que é acompanhar as exigências do mercado, exercer um papel de vanguarda e buscar a inovação, a qualidade e a eficiência. O segredo é estar continuamente insatisfeito”.

A declaração de Reginatto, dada em 2007, por ocasião dos 20 anos do Comitê, continua mais atual do que nunca.

 

Mario Roque Basso

Mario Roque Basso


Formado na área têxtil no Senai/Ceticq no Rio de Janeiro, trabalha na área de desenvolvimento de produto da empresa Sultextil.

Miriam Zaniol Albé

Miriam Zaniol Albé


Uma das fundadoras do Comitê de Estilo do Fitemasul. É consultora de moda e proprietária da Empório B.  Tem formação em artes plásticas e pós-graduação em moda, teoria e prática empresarial, ambas pela universidade de Caxias do Sul.

 

 

Monique Mazzocco

Monique Mazzocco


É formada em Psicologia pela PUC-RS e Especialista em Psicologia da Moda e comportamento do consumidor. Também atua como Coach de Imagem e Estilo, Stylist e Produtora de Moda,  tendo se formado pela Ecole Supérieure de Relooking Paris. Além disso trabalha com marketing digital e mídias sociais voltadas ao mercado da moda.