Venda on-line: tudo o que você precisa saber

Venda on-line: tudo o que você precisa saber

12.08 2020

 Já parou para pensar quais informações sobre um produto do setor têxtil e de confecção são obrigatórias em suas ofertas e anúncios on-line? 

 

Com o grande crescimento das vendas virtuais no contexto de pandemia, a Abit está atenta para que haja isonomia entre o que está sendo ofertado no comércio eletrônico e no físico. Nesse sentido, um dos pontos principais é garantir que o consumidor tenha acesso a informações essenciais sobre o produto independentemente do meio ofertado. 

 

Atualmente, há duas legislações no Brasil que versam sobre as informações obrigatórias na venda on-line: o Código de Defesa do Consumidor e o Decreto nº 7.962/2013.

 

De acordo com essas legislações, as ofertas e anúncios virtuais devem conter informações claras, precisas e que sejam suficientes para identificar as características essenciais dos produtos comercializados, tais como qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade, origem e riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores. 

 

Para certificar que sua empresa esteja de acordo com as exigências estabelecidas na legislação, sugerimos consultá-las na íntegra. 

 

Além destas informações, para os produtos têxteis e de confecção, também são consideradas essenciais as características inseridas em suas etiquetas, invólucros e embalagens, de acordo com o Regulamento Técnico Regulamento Técnico Mercosul sobre Etiquetagem de Produtos Têxteis, tais como: 

  • Nome, razão social ou marca registrada no órgão competente do país de consumo e identificação fiscal do fabricante nacional ou do importador ou de quem apõe a sua marca exclusiva ou razão social, ou de quem possua licença de uso de uma marca, conforme o caso;
  • País de origem;
  • Nome das fibras têxteis ou filamentos têxteis e seu conteúdo expresso em percentagem em massa;
  • Tratamento de cuidado para conservação do produto; e
  • Indicação de tamanho e dimensões. 

Mesmo que essas informações já estejam gravadas nas etiquetas e embalagens, é importante que elas também sejam de fácil acesso aos clientes, pois além de atender a legislação vigente, trazem mais segurança ao consumidor no momento da compra, reduzindo trocas, insatisfações e reclamações quanto ao produto adquirido. 

 

Vale ressaltar que, dependendo do tipo de mercadoria, outras informações não citadas acima poderão ser divulgadas no intuito de cobrir todas as características essenciais do produto. 

 

Agora que já sabe quais as informações essenciais do produto que devem ser disponibilizadas na oferta on-line, não se esqueça de assegurar que elas estejam corretas, claras, precisas, ostensivas, em língua portuguesa e, por último, que sejam disponibilizadas em local de destaque e de fácil visualização. 

 

Disponibilizar corretamente as informações ao consumidor também contribui para a escolha do produto nacional e a consequente valorização dos empregos e empresas que produzem no Brasil.

#ModaBrasileiraTamoJunto

 

(fonte: Abit)